quarta-feira, 4 de março de 2015

Série - Mulheres especiais - Rute


Vamos começar aqui no Blog uma série sobre Mulheres Especiais ,sabe aquelas mulheres que quando lemos sobre elas na Bíblia , ficamos assim ... como vou dizer? Inspiradas!
Então vamos falar sobre cada uma delas,mas de uma forma que venhamos aproveitar cada virtude, cada trecho bíblico e que venhamos aprender com elas!

Sabe o que é melhor de ter um blog? É que eu aprendo com vocês, porque quando escrevo tenho que estar em espírito de oração, meditando então isso irá me ajudar muito, e claro ajudará muito vocês também!!! Quem topa???

Uma das mulheres que eu mais admiro na Bíblia chama-se Rute, imagine você se casar e ficar viúva tão jovem? Rute era uma jovem moabita, mas quem eram os moabitas??

Os moabitas era um povo de religião politeísta, que viviam em constantes conflitos com o povo de Israel, eu fico a imaginar como era o testemunho de sua sogra para que ela falasse aquele tão famoso versículo que foi dito de uma nora para uma sogra. E que muitas pessoas usam em seus convites de casamento até hoje..rsrsrs!


A vida de sua sogra Noemi também foi marcada por tristes acontecimentos, logos depois de perder seu marido , perdeu seus dois filhos. A vida de uma viúva naquela época não era nada fácil, estava fadada a miséria e ao abandono.

¶ E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

Rute 1:1-5

Depois de tanta dor , ela não esperava que sua nora Rute iria segui-la, aliás Rute não queria mais abandonar aquele Deus que ela conhecera através de sua doce sogra Noemi...

"Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer  quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."(final do versículo usado em convites de casamento , frase dita de uma nora para uma sogra..)



Rute 1:12-17


Eu fico pensando que Rute estava com uma sede muito grande desse Deus que ela via em sua sogra, peguem o detalhe nos versículos acima, Orfa a  esposa do outro filho de Noemi voltou para seus deuses, ela também estava sofrendo muito, mas não aproveitou a oportunidade como Rute, de passar a servir um único Deus, a primeira lição que eu tiraria de Rute é que ela mesmo em meio a tanta dor , aproveitou a sua oportunidade , de se agarrar ao Verdadeiro Deus, e entregar a Ele toda a sua dor.
Mas como mulheres (Rute , Noemi e Orfa)com a fé tão diferentes se deram tão bem?? eu acredito que Noemi não deveria ficar acusando suas noras sobre suas imagens o tempo todo, mas lhe dava o exemplo do que era seguir um único Deus de corpo e alma e espírito, através de sua próprias atitudes. Que lindo testemunho não?!

A primeira lição : Rute agarrou sua oportunidade em meio a dor!

Qual  oportunidade você tem deixado passar? Talvez este problema tem te dado a chance de ter um casamento melhor, talvez seja no seu trabalho que venha a perseguição, talvez seja seu filho nas drogas eu não sei...
Como você pode fazer desse limão uma limonada bem docinha?

Continua...

Participe da série aqui no blog, coloque suas impressões sobre a primeira fase do livro de Rute e vamos meditar juntas sobre esses acontecimentos.

bjs a até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda ! Deixe o seu comentário!

Compartilhe

Meu marido, meu eterno namorado!

Meu marido, meu eterno namorado!

A beleza que os olhos vêem passa, mas a que existe na alma não

A beleza que os olhos vêem passa, mas a que existe na alma não
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...